exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Um pequeno passo para as tendas, um grande passo para o campismo lunar

Investigadores do MIT estão a desenvolver uma tenda que serve de refúgio temporário a dois austronautas em missão lunar. 

  • 333

Ainda é cedo para procurar na Net pelos melhores parques de campismo na Lua, mas já é possível descobrir os primeiros esboços de tendas desenvolvidas por investigadores do MIT que poderão vir a albergar os astronautas em futuras viagens ao satélite da Terra.

Por enquanto, o design da tenda futurista apenas promete uma “escapadinha” de uma noite ou pouco mais – mas os investigadores do instituto norte-americano acreditam que será suficiente para aumentar o raio de ação dos astronautas durante missões de exploração lunar. 

O futuro habitáculo insuflável pretende acomodar duas pessoas num espaço respirável (sem fatos isolantes e botijas de oxigénio) de 12 metros cúbicos. A tenda lunar não deverá ser autónoma por si só: os investigadores do MIT preveem que o oxigénio, a água, a temperatura e a extração de dióxido de carbono e humidade sejam assegurados por um dos rovers lunares usados para a deslocação dos astronautas. 

Além de um revestimento antirradiação solar, a tenda poderá contar ainda com painéis fotovoltaicos que permitem carregar as baterias do veículo lunar. 

Tendo em conta o peso de 123 quilos, tudo leva a crer que a futura tenda tenha de ser transportada por um rover lunar. Poderá não ser o sonho de um backpacker, mas deverá contar com um engenho especialmente apreciado pelos astronautas: nas missões lunares dos 1960 e 1970, houve quem relatasse sintomas similares às febres dos fenos depois do contacto com o pó lunar. 

Para evitar essas maleitas, os investigadores contam recorrer a uma divisória interna que permite criar um espaço fechado onde os astronautas poem retirar os fatos contaminados com o pó lunar, que é conhecido por se colar tudo facilmente. Filtros e varinhas magnéticas deverão completar os processos de limpeza do habitáculo deste pó que causa irritações nos olhos, na cara e no sistema respiratório. 

No MIT, há quem recorde que o projeto ainda está a dar os primeiros passos. O facto de a NASA não ter ainda agendada uma viagem tripulada para a Lua impede qualquer previsão quanto à data de estreia da tenda lunar.

  • 333