exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Cientistas terminam simulação de vida em Marte

A NASA colocou seis investigadores a morar numa redoma à beira de um vulcão no Havai. A experiência visava simular como seria viver em Marte. 

  • 333

Os cientistas estiveram em isolamento durante oito meses, a simular como será a vida em Marte. O objetivo da NASA foi tentar perceber como a equipa conseguiria viver junta e como trabalhariam em grupo. Todos os movimentos dos cientistas foram seguidos por câmaras, sensores eletrónicos e detetores de movimento, noticia o The Guardian.

Os elementos que fizeram parte desta experiência sentiram o vento e o sol diretamente na sua pele no sábado, pela primeira vez em oito meses.

A redoma foi colocada nas imediações do vulcão Mauna Loa, no Havai, e simulava o que seria viver à superfície do planeta vermelho. Os investigadores tiveram de usar um fato espacial sempre que queriam trabalhar no exterior. Pela janela da “casa”, viam lava e montanhas apenas.

Durante os oito meses, a equipa teve de recorrer a ioga e exercício físico como aliviadores do stress. «Se estás a ter um mau dia, é muito difícil estar num ambiente confinado. Não podemos ir lá fora e andar um pouco... estamos constantemente a ser vistos por todos», contou Jocelyn Dunn, que fez parte da equipa.

Ovos, pêssegos, croissantes e melancia fizeram parte das primeiras comidas que estes elementos pediram assim que terminou a experiência. 

  • 333