exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Carro de brincar alimentado a água

Cientistas da Universidade de Columbia criaram um carro em miniatura que se move com a evaporação de água. O mesmo princípio foi usado para acender uma luz em LED. 

  • 333

Ozgur Sahin, que lidera a equipa de investigação, explica que a ideia foi construir máquinas baratas e que conseguem reunir a energia de água a evaporar continuamente em grandes superfícies como lagos e oceanos. «A água quer evaporar. Se molharmos uma superfície, ela vai secar, é o processo natural. Encontramos uma forma de canalizar esse desejo para algo útil». 
Sahin descobriu no ano passado um processo natural em que os esporos de bactérias no solo incham quando absorvem a humidade e secam quando libertam a água para o ar mais seco. A alteração no tamanho dos esporos é então usada para mover máquinas.  No caso de um motor com um pistão, foi colada uma fita com esporos de cada lado de uma fita de plástico. No ar seco, a fita contrai-se como uma mola, dado que os esporos reduzem o tamanho. Com um ar mais húmido, a fita estica-se, dado o aumento de tamanho dos esporos. Os investigadores usaram várias fitas destas colocadas numa cobertura de plástico e com um sistema que fazia com que os esporos também fossem usados para libertar água ou mantê-la numa área separada. 
Todo o processo assemelha-se ao funcionamento de um músculos artificiais, noticia o The Guardian. Para demonstrar a usabilidade deste sistema, os investigadores adaptaram a descoberta a uma espécie de roda, onde metade está em contacto com ar húmido e a outra metade com ar seco. Com o movimento natural causado pela evaporação, a roda gira e faz mover um pequeno carro. 

Veja o vídeo com o projeto.
  • 333