exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Prémio Científico IBM atribuído a estudo na área da visão computacional

Ricardo da Silveira Cabral ganhou o prémio científico IBM com uma tese de doutoramento que define metodologias que ajudam robôs e computadores a verem como os humanos.

  • 333

Ricardo da Silveira Cabral é o vencedor do Prémio Científico IBM referente a 2014. O investigador açoriano, que se doutorou em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo programa conjunto do Instituto Superior Técnico e da Carnegie Mellon University (CMU), dos EUA, foi premiado pela autoria do trabalho intitulado “Unificação de modelos low-rank para problemas de aprendizagem visual". 

«A tese de doutoramento de Ricardo da Silveira Cabral visa dar mais um passo na área da visão computacional, ao pretender levar o computador a ver como os humanos», refere o comunicado da IBM sobre o vencedor daquele que é, provavelmente, o mais antigo prémio científico para a área das tecnologias atribuído em Portugal. 

Durante a sua investigação, Ricardo da Silveira Cabral desenvolveu uma metodologia que permite combinar dois modelos de aprendizagem: um modelo que já conta com mais de 30 anos de uso e outro que é mais recente. 

A investigação pode ter aplicação  na área da robótica, arquitetura, realidade virtual, efeitos especiais, navegação e mapeamento de território. Não é só a IBM que tem dado o devido reconhecimento a Ricardo da Silveira Cabral. Atualmente, o investigador português trabalha na Apple. Antes já havia trabalhado na Google – onde ajudou a onde ajudou a criar o Indoor Maps

  • 333