exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Satélite Sentinel-2A revela as primeiras imagens da Europa

O primeiro de dois satélites de monitorização do Programa Copérnico já começou a captar imagens com 13 bandas espetrais. Em 2016, seguirá para o espaço o Sentinel-2B.

  • 333
Noroeste da Itália

Noroeste da Itália

Riviera Francesa

Riviera Francesa

O Sentinel-2A já chegou à órbita que vai ocupar nos próximos sete a 12 anos de missão – e às estações terrestre da Agência Espacial Europeia (ESA) já começaram a chegar imagens coloridas com uma resolução de 10 metros por pixel.

Durante os próximos três meses, os técnicos da ESA vão proceder à calibragem do sistema de captação de imagens deste satélite desenvolvido com o propósito de monitorização da natureza e das atividades agrícolas.

O Sentinel-2A está equipado para captar imagens em 13 bandas espetrais. De acordo com a ESA, o Sentinel 2A é o primeiro satélite de observação ótica que recorre a bandas próximas do infravermelho, que poderão fornecer informação útil para monitorizar a evolução da vegetação.

O Sentinel-2A está apto a completar uma órbita da Terra em apenas 10 dias. A ESA estima que, a partir de 2016, com o lançamento do Sentinel-2B, estará em condições de garantir a cobertura total do Globo em apenas cinco dias. 

O satélite terá a capacidade para captar imagens com em áreas com larguras máximas de 290 quilómetros. Em cada órbita executada, cada um destes dois satélites “irmãos” deverá recolher 1,6 TB de dados e imagens que são enviados em tempo real para as estações terrestres da ESA.

Volker Liebig, director do Programa de Observação da Terra da ESA, lembra que a monitorização do ecossistema terrestre está ainda a dar os primeiros passos no que toca ao programa Copérnico: «Os Sentinel-2 vão providenciar dados para os serviços de monitorização terrestre e deverão servir de base a um espetro alargado de aplicações que poderão ir da agricultura às florestas, da observação ambiental ao planeamento urbanístico».

Nesta página, pode ver imagens do Noroeste de Itália, Milão, Vale do rio Pó e ainda a Riviera Francesa. 

  • 333