exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Esta semana tem mais um segundo

Porque a rotação da Terra está mais lenta, hoje o dia terá mais um segundo a ser marcado nos relógios atómicos.

  • 333

O segundo extra é fundamental para manter todo o sistema UTC, de Coordinated Universal Time, sincronizado. Este sistema é o que é usado para servir de referência a muitos dos sistemas de tempo civis em todo o mundo e está sincronizado com a rotação da Terra. Ora, como este movimento está a ser mais lento do que anteriormente, é necessário que hoje à noite os relógios atómicos marquem 23:59:60 antes de irem para as 00:00:00, noticia o Mashable.

A discrepância de um segundo advém da rotação da Terra estar a ser mais lenta pela força gravitacional da Lua e do Sol. Outros acontecimentos, como fenómenos sísmicos ou meteorológicos também têm impacto na rotação. A decisão de ter um segundo extra chega pela International Astronomical Association e pela International Union of Geodesy and Geophysics. Estas duas instituições aconselharam que o segundo fosse adicionado durante o mês de junho, mas o fato de ser a 30 deste mês é insignificante.

A última vez que houve um segundo extra a ser adicionado às contagens, vários sites como o LinkedIn o Reddit e o Foursquare registaram dificuldades técnicas.

A NASA mantém a utilização da técnica Very Long Baseline Interferometry para aferir também a passagem do tempo e este sistema nem sempre coincide com o UTC. Veja o vídeo com a explicação do processo da NASA. 

 

 

  • 333