exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Sensor que deteta terramotos e que custa 50 dólares

Numa situação de terramoto, um aviso segundos antes pode ser suficiente para salvar milhões de vidas. Há uma empresa startup no México que criou um sensor de baixo custo que pode dar este alerta. 

  • 333

A Grillo desenvolveu um sistema de alerta para os residentes das grandes zonas urbanas saberem até dois minutos antes que vem aí um sismo. O produto tem o apoio de uma campanha de angariação de fundos da comunidade e de um programa de incentivo a startups.

A Wired explica que este sensor tem o tamanho de uma bola e que traz vários acelerómetros que detetam o sinal de rádio do SASMEX, o sistema de detetores de terramotos do México. Os sistemas de alarme atualmente usados custam cerca de mil dólares para instalar, pelo que a solução de 50 dólares da Grillo será bastante mais apelativa.

«Esta é a forma mais barata e mais direta para o povo mexicano se ligar ao sistema de alarme de terramotos», explicou Andres Meira, o CEO da empresa. Por outro lado, este aparelho vai permitir ainda guardar dados que ajudarão os sismólogos a calcularem melhor a probabilidade de acontecerem fenómenos sísmicos.

  • 333