exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Chip injeta medicamentos no corpo

A Microchips Biotech criou um chip capaz de administrar medicamentos no corpo até 16 anos, de forma programada. Esta é a solução para quem se esquece constantemente de tomar os comprimidos. 

  • 333

Muitas pessoas têm necessidade de diariamente tomar um ou mais comprimidos, mas esquecem-se de o fazer. A solução da Microchips Biotech, uma empresa do MIT, promete solucionar este problema. A equipa apresentou o chip que se vê na foto em que cada medicamento fica guardado em pequenos compartimentos do tamanho de cabeças de alfinete e a frequência e a dosagem podem ser alteradas por um dispositivo externo via wireless, noticia a Info Brasil.

O protótipo foi usado para testes em pacientes com osteoporose e que tiveram uma reação muito semelhante à que tinham com as injeções do mesmo medicamento.

A Microchips Biotech assegurou já uma parceria com a Teva Pharmaceutical que investiu 35 mil milhões de dólares para ter acesso à tecnologia. No entanto, o chip ainda não está certificado para poder ser usado publicamente e ainda deve demorar algum tempo até podermos controlar pelo telemóvel a quantidade de medicamentos que temos de ingerir. 

  • O ataque WannaCry, que sequestrou dados de milhares de computadores em todo o mundo, veio dar razão aos alertas dos especialistas em segurança que têm vindo a alertar constantemente para o crescimento e perigos deste tipo de ataque. Felizmente, como acontece com a esmagadora maioria do malware, há formas de evitar esta e outras "infeções"