exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Nanogeradores permitem aos pneus retirar eletricidade do chão

Porque os carros elétricos são o futuro, há uma equipa de investigadores que pretende integrar nanogeradores que permitem recolher energia latente do chão.

  • 333

A equipa da Universidade de Wisconsin-Madison nos EUA criou um nanogeralor triboelétrico com um único elétrodo que se destina a converter energia mecânica em energia elétrica. O trabalho da equipa consistiu na especialização deste gerador para uso específico em carros.

Este processo, adicionado aos travões regeneradores que já existem, pode ajudar a aumentar a autonomia da bateria e o alcance das viagens em carros híbridos. O criador deste processo, em 2012, explicou que se consegue voltar a ganhar até 85% da energia usada.

Nesta fase, a criação da Universidade “apenas” recupera 10,4% da energia que os protótipos foram gastando. Os testes decorreram num jipe de brinquedo, com seis faixas deste material nas rodas traseiras. O carro tinha também seis LEDs e percebeu-se que a energia recolhida pelo carro em movimento é suficiente para acender as seis luzes e, em pico, atinge os 1,79 miliwatts. Conforme se aumenta a velocidade e o peso do veículo, este valor poderá aumentar.