exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Curiosity ajuda a estudar o outro lado do Sol

A sonda Curiosity continua os seus trabalhos em Marte, mas também está a ajudar os cientistas a estudarem o lado oculto do Sol. 

  • 333

A Curiosity está colocada num sítio estrategicamente bem pensado e que lhe permite “ver” o lado do Sol que fica mais afastado da Terra. A Mastcam, câmara da sonda, está a enviar imagens para a Terra para ajudar a compreender melhor as emissões solares, notícia o Gizmodo.

O Sol demora cerca de um mês para rodar completamente e a ideia dos cientistas é perceber como é que as manchas solares formadas do outro lado vão comportar-se e dar origem a erupções quando estiverem do lado visível para a Terra. Estas erupções afetam o que os investigadores chamam de clima espacial e os astrónomos pretendem ter imagens e informações antes de estas se tornarem visíveis.

A colaboração da Curiosity no estudo do Sol aconteceu quase por acaso. Parte da missão da sonda é verificar quão brilhante é o Sol do ponto de vista da atmosfera marciana. Numa dessas observações, a sonda captou uma imagem de Mercúrio a passar entre Marte e o Sol e também de algumas erupções solares. Depois de investigado o fenómeno das erupções, os cientistas em Terra perceberam que a sonda poderia ser usada para fornecer este tipo de dados.