exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Roterdão prepara autoestrada feita de plástico reciclado

As autoridades em Roterdão estão a avaliar a tecnologia que permite transformar garrafas de plástico e reciclá-las de forma a que possam ser usadas para construir autoestradas.

  • 333

A tecnologia foi apresentada pela empresa VolkerWessels, que diz tratar-se de uma alternativa mais forte, mais fácil de manter e mais resistente a altas temperaturas do que o asfalto tradicional. A ideia da empresa é usar plástico reciclado a partir de garrafas de plástico como material de construção, noticia a Wired.

As autoridades de Roterdão, na Holanda, estão a ponderar a utilização deste material como alternativa ao poluente alcatrão, cujo processo de produção liberta anualmente 96 milhões de toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera.

A vantagem do PlasticRoad é que, como não é uma solução tecnologicamente muito avançada, pode ser implementada num curto período de tempo. Recorde-se que há propostas de construir autoestradas com painéis solares no solo e até com tintas luminescentes que absorvem energia solar.

A solução da VelkerWessels passa por uma estrada autoestrada oca por baixo, onde se podem passar cabos e canalizações facilmente. O material pode ser prefabricado e instalado em troços parcialmente, de modo a reduzir as interferências no trânsito. A outra grande vantagem é que, se for implementada com sucesso, a solução do PlasticRoad irá incentivar a reutilização e reciclagem de plástico proveniente de objetos como as garrafas de plástico.