exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

E se a depressão for curada em 24 horas?

Investigadores desenvolveram uma nova proposta de cura para a depressão, que pode produzir efeitos em apenas 24 horas. Os tratamentos atuais demoram algumas semanas.

  • 333

No cenário atual, os médicos receitam comprimidos que alteram os níveis de serotonina no cérebro dos pacientes com sintomas de depressão. Cada cérebro tem um nível ideal e o desafio é encontrar esse equilíbrio, o que faz com que o tratamento demore algumas semanas até ser eficaz. Agora, há uma investigação que propõe uma nova abordagem e resultados mais rápidos.

«Temos evidências de que estes componentes podem aliviar os sintomas devastadores de depressão em menos de um dia e que o podem fazer de uma forma que limita as desvantagens da abordagem atual», disse o coordenador do estudo, Scott Thompson da Maryland School of Medicine, citado pelo Geek.

Este estudo avalia a utilização de um outro neurotransmissor chamado GABA, que mantem o equilíbrio nas comunicações de excitação e inibição no cérebro. Neste tratamento, a ênfase recai apenas na disposição do paciente, de uma forma precisa e sem afetar outras áreas.

Em ratos de laboratório, o tratamento obteve resultados logo no primeiro dia, o que pode indicar que se consegue o mesmo sucesso na cura da depressão humana.