O primo do velociraptor ainda era mais assustador

Os filmes Jurassic Park mostraram a todos que os velociraptores foram criaturas assustadoramente evoluídas. Agora, fósseis descobertos na China permitem dizer que o antepassado dos raptores ainda era mais assustador.

Os paleontólogos descobriram fósseis na China do que parece ser o dinossauro com penas chamado Zhenyuanglong suni e que existiu há 125 milhões de anos, durante o período Cretáceo. Os cientistas da Universidade de Edimburgo e da Academia Chinesa de Ciências Geológicas descobriram um esqueleto praticamente completo e bem preservado. Esta descoberta permite dizer que esta espécie carnívora podia crescer até 1,5 metros e que tinha asas curtas com várias camadas complexas de penas, noticia a Cnet.

«Este novo dinossauro é um dos primos mais próximos dos velociraptores, mas parece-se com um pássaro. É um dinossauro com asas feitas de penas grandes, com uma águia ou um abutre», explica Steve Brusatte, um dos investigadores envolvidos.

Não se acredita que este dinossauro tenha tido a capacidade de voar, pelo menos não da forma como vemos as aves voarem hoje.