exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

É um edifício e também uma turbina gigante

Na Holanda, está a ser desenhado um edifício futurista em forma de turbina que promete produzir energia e proporcionar grandes vistas.

  • 333

A Holanda é popular pelos seus moinhos de vento e agora também será pelo Dutch Windwheel, uma edifício em forma de turbina, que opera a baixo custo e de forma silenciosa. A turbina do Windwheel tem um conversor eletroestático que trabalhar com vento, água e um campo elétrico para gerar corrente.

Por agora, o modelo existente foi apenas capaz de produzir 12,5 miliwatts e apenas tem 3% de eficiência. Este modelo é minúsculo, cabendo no tampo de uma mesa, mas os criadores do projeto acreditam que o primeiro edifício em tamnho real possa ser construído no início da década de 2020, noticia a Popular Science.

O objetivo é que o edifício possa ser 100% sustentável e suficiente para as pessoas viverem, trabalharem e comerem por lá. O aro interior vai ser em aço e com um exterior em vidro, hotel com sete andares e 72 apartamentos e uma zona de escritórios. A parte exterior vai assemelhar-se a uma roda gigante, com 40 cabines que permitem ver a arquitetura local. O Windwheel vai bombear água do canal para usar o conversor eletroestático e vai ter painéis solares no exterior capazes de angariar ainda mais energia.