exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Japão é campeão do mundo de futebol... humanoide

Os investigadores japoneses levaram a melhor no campeonato do mundo de futebol para robôs humanoides com tamanho de crianças.

  • 333

Os japoneses Brain Kids, do Instituto de Tecnologia de Chiba sagraram-se campeões do mundo de futebol humanoide ao bater por 1-0 a equipa ZJUDancer, da Universidade de Zhejian, da China. A RoboCup World Championship decorreu este ano na China e contou com a participação de equipas de investigadores de vários países, noticia a BBC.

Os futebolistas robóticos continuam a mover-se de uma forma cómica e a ter algumas dificuldades em levantar-se, quando caem. Os britânicos Bold Hearts foram derrotados por 2-0 por uma equipa francesa.

Este ano, as regras da RoboCup alteraram-se, tornando o desafio mais difícil. A organização determinou que os robôs humanoides teria de perseguir uma bola branca, mais difícil de detetar do que a anterior vermelha, e o piso foi alterado, causando dificuldades de estabilidade a algumas equipas.

A RoboCup já decorre desde 1997 e conta com a participação de equipas de 40 paises. O objetivo final é ter uma equipa de robôs capaz de competir com uma equipa de humanos em 2050.