exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

PoWiFi: já há quem carregue baterias de gadgets sem usar cabos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Washington conseguiu usar um router para carregar pequenas baterias sem fios, através de Wi-Fi.

  • 333

Nesta fase, só se conseguiram carregar baterias de pequenos eletrodomésticos que usem pilhas de níquel ou de relógio. O sistema PoWiFi, de Power over Wi-Fi, funciona até 8,5 metros e recolhe a energia do Wi-Fi e alimenta-a de forma contínua às baterias, noticia o El Pais.

Os investigadores acreditam que a sua descoberta pode ser usada nos sistemas domésticos de Wi-Fi, sem comprometer significativamente o rendimento da transmissão de dados. No entanto, o professor José Manuel Riera, da Universidade Politécnica de Madrid, explica que em teoria o sistema só poderá ser aplicado em casas isoladas umas das outras e não em prédios com muitos apartamentos e onde os vizinhos frequentemente apanham sinais dos routers uns dos outros.

Os próximos desafios dos investigadores passam por conseguir aumentar a potência emitida pelo Wi-Fi para poderem carregar equipamentos como smartphones. Esta investigação poderá ser um avanço significativo para a alimentação de sensores usados na domótica e na Internet das Coisas.

  • O ataque WannaCry, que sequestrou dados de milhares de computadores em todo o mundo, veio dar razão aos alertas dos especialistas em segurança que têm vindo a alertar constantemente para o crescimento e perigos deste tipo de ataque. Felizmente, como acontece com a esmagadora maioria do malware, há formas de evitar esta e outras "infeções"