exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Streamline: há uma empresa portuguesa que quer mudar o big data na Europa

A NMusic lidera um consórcio que tem como objetivo o desenvolvimento de ferramentas que permitem conhecer perfis de utilizadores em tempo real. O projeto, que alguns nomes sonantes da indústria, recebeu 3,3 milhões de financiamento da Comissão Europeia.

  • 333

Hugo Séneca

A Comissão Europeia selecionou o consórcio Streamline como um dos oito projetos que vão receber financiamento para o desenvolvimento de soluções que tiram partido da extração de informação do big data. O consórcio começou por ser idealizado pela portuguesa NMusic – e conta com alguns nomes sonantes: PT, Rovio, Internet Memory Research de França e o Centro de Investigação de Inteligência Artificial Alemão participam no projeto que acaba de receber 3,3 milhões de euros de financiamento para o desenvolvimento de ferramentas que facilitem a personalização de conteúdos.

Para a NMusic, uma das pioneiras do streaming de música que tem vindo a bater-se com alguns dos nomes sonantes do setor, a recolha de informação sobre tendências de consumo de cada utilizador é um fator diferenciador. A empresa portuguesa acredita a personalização dos serviço também pode ser especialmente apreciada noutras indústria e por isso juntou vários parceiros com o objetivo de criar uma nova plataforma.

«A obtenção e análise dos dados através da plataforma Streamline trará às empresas europeias uma enorme vantagem competitiva, aumentando a taxa de fidelização, personalizando a oferta e otimizando a comunicação com os clientes. A partir do consumo de conteúdo digital (texto, áudio, vídeo, jogos, etc.) e de serviços de telecomunicações o Streamline oferecerá aos utilizadores uma análise multissetorial», refere a empresa portuguesa no comunicado.

Nos próximos tempos, o consórcio liderado pela NMusic vai dedicar-se ao desenvolvimento da Streamline com o objetivo de criar uma ferramenta que facilite a extração de informação útil a partir dos grandes repositórios de dados veiculados através da Internet (big data). A nova ferramenta deverá ser disponibilizada em regime de open-source, prevê a empresa portuguesa.

O projeto Streamline é um dos oito projetos selecionados a partir de 119 candidaturas aos apoios financeiros que a Comissão Europeia reservou para a investigação na área do big data.

  • 333