exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Espelho inteligente deteta problemas de saúde pelo rosto do utilizador

O espelho poderá ser uma ferramenta de deteção de problemas de saúde em breve. Um consórcio europeu está a desenvolver o Wize Mirror, capaz de analisar o rosto do utilizador e encontrar sinais de doenças.

  • 333

É um passo na direção da medicina preventiva e que pode ajudar a diminuir o alcance de doenças crónicas, por exemplo. O Wize Mirror está a ser desenvolvido por parceiros de sete paises europeus. O gadget será capaz de detetar no rosto sinais de ataques e doenças cardíacas, dois dos principais problemas de saúde do mundo. A deteção precoce pode ajudar a salvar vidas e a reduzir custos no tratamento destas doenças crónicas, explica a Discover Magazine.

O Wize Mirror quer recolher toda a informação sobre o utilizador num piscar de olhos: as câmaras documentam as alterações produzidas no rosto, a cada dia que passa. O objetivo é detetar indícios de stress, ansiedade ou doenças e as imagens podem ser usadas para avaliar o nível de oxigénio no sangue e o batimento cardíaco. Um scan 3D do rosto mostra ainda se o utilizador ganhou ou perdeu peso e um sensor pode analisar o hálito para detetar hábitos como fumo ou álcool e determinar qual o risco para a saúde do utilizador.

O Wize Mirror ainda está a ser desenvolvido, mas poderá ser utilizado em França e Itália durante o próximo ano.

Veja o vídeo do ano passado sobre os trabalhos realizados na Universidad de Pisa com o Wize Mirror.

  • 333