exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

O material que não derrete, nem no centro da Terra

Investigadores da Universidade de Brown descobriram a combinação de materiais correta para construir um composto que consegue suportar até 4126 graus Celsius, sem se derreter.

  • 333

Este material é composto pelas quantidades corretas de háfnio, nitrogénio e carbono e consegue suportar até 4400 graus Kelvin, ou seja, 4126 graus Celsius, sem se derreter. Este feito equivale a dizer que um pedaço do material HfNO.38CO.51 não se derreteria, nem que fosse colocado no centro do núcleo terrestre. Estas temperaturas equivalem a 66% do que se encontra na superfície do Sol, lembra a Info Brasil.

O estudo poderá inspirar a produção de novos materiais de alto desempenho para uma série de usos, desde revestimento para turbinas a gás até escudos térmicos de aeronaves de alta velocidade, explicam os responsáveis da Universidade de Brown.

Os cientistas só correram uma série de simulações em computador para detetar a resistência do material ao calor. Agora, seguem-se testes em laboratório e em condições controladas para se preparar o composto para ser usado pela comunidade em geral.