exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

NASA quer ideias sobre o que se fazer com as CubeSat

A agência espacial norte-americana pretende que todos os interessados possam submeter as suas propostas de exploração espacial com recurso aos pequenos satélites de baixo custo CubeSat.

  • 333

A criação dos CubeSat permite que o processo de exploração espacial possa ser feito com um custo relativamente baixo. Agora, a NASA quer recolher ideias junto de outros centros espaciais, institutos e organizações sem fins lucrativos. O objetivo é que todos os interessados apresentem as suas propostas até novembro deste ano, noticia o Engadget.

As ideias terão de ser consistentes com o Nasa Strategic Plan e incidir nas áreas da Ciência, Exploração, Tecnologia, Desenvolvimento ou Educação. Os pequenos satélites medem 10x10x11 centímetros e pesam cerca de um quilo.

Os CubeSat selecionados vão ser lançados a partir de fevereiro do próximo ano, até 2019, sempre à boleia de outras missões espaciais. Até agora, a NASA já escolheu 105 satélites, dos quais 37 já foram lançados. Agora, será a vez de centros que ainda não participaram terem a possibilidade de o fazer, nomeadamente a Columbia ou Porto Rico e nos estados dos EUA que ainda não tiveram essa hipótese.

  • 333