exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Dez minutos de olhos nos olhos causam alucinações

Um estudo de investigadores italianos concluiu que se duas pessoas olharem olhos nos olhos durante dez minutos podem sofrer alucinações e ver monstros.

  • 333

O estudo de um cientista da visão na Universidade de Urbino, na Itália, conclui que a sensação de estranheza quando se olha olhos nos olhos pode-se transformar em alucinações. Giovanni Caputo contou com a colaboração de 20 pessoas numa sala com uma iluminação suave: dez foram colocadas a olhar para uma parede durante dez minutos e as outras dez foram emparelhadas e convidadas a olhar olhos nos olhos durante o mesmo período de tempo.

Ao fim desse tempo, os indivíduos foram convidados a relatar as suas experiências, com uma série de questões predefinidas. As respostas do grupo que ficou emparelhado evidenciaram que as pessoas estavam num estado dissociativo, termo que define o estado em que as pessoas perdem vagamente a noção da realidade, noticia a Cnet. Estas pessoas disseram estar a experienciar «uma redução na intensidade da cor, com os sons a parecerem mais altos ou baixos do que na realidade, sentirem-se perdidas e que o tempo se arrastava», explica Christian Jarrett, do Research Digest. Quanto ao rosto das outras pessoas, 90% do grupo respondeu que ao fim de algum tempo, a cara parecia deformada e 75% chegou a responder que pareciam um monstro. Metade do grupo referiu que começou a ver a sua própria cara na cara dos outros e 15% revelaram ter visto a cara de um familiar.

O investigador diz que o facto de se verem outras caras que não as reais pode estar relacionado com a saída do estado dissociativo para o estado normal, numa espécie de renascimento, e que se prende também com o inconsciente de cada sujeito.

  • 333