exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

MultiFab: a impressora 3D capaz de usar 10 materiais diferentes em simultâneo

Gastando menos de 6 mil euros, investigadores do MIT criaram uma impressora 3D que é capaz de utilizar até 10 materiais diferentes durante uma única impressão 3D.

  • 333

Paulo Matos

Investigadores do MIT construíram uma impressora 3D, batizada de MultiFab, que é capaz de usar até 10 materiais diferentes durante uma única impressão. Chamado de impressão 3D multimaterial, este processo permite não só criar objetos com mais do que uma cor como também objetos que tenham componentes tanto em plástico como em metal, por exemplo.

De acordo com a Cnet, a equipa por detrás desta inovação gastou menos de 7 mil dólares (cerca de 6 mil euros) para construir a impressora e recorreu a componentes já prontos a usar, não tendo de criar nada de raiz.

Além da capacidade de utilizar vários materiais, a MultiFab ainda consegue fazer a calibração e correção de forma automática, sendo que também é capaz de exercer a função de scanner, ou seja, digitaliza a geometria 3D de um objeto e é capaz de construir à sua volta. Isto permitirá, por exemplo, que se possam incorporar diretamente circuitos e sensores num objeto impresso.

Tendo em conta que o preço de máquinas semelhantes não será para todos os bolsos, os investigadores preveem que, no futuro, estas impressoras possam estar disponíveis em lojas em vez de estarem na casa dos consumidores. A ideia é que as pessoas possam levar os seus ficheiros 3D e fazer a impressão num espaço comercial.

Pode ver alguns exemplos dos objetos que esta máquina imprimiu na galeria acima e saber mais detalhes no vídeo abaixo.

  • 333