exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Maker Faire: música ao cubo

The Hypercubes é um projeto - e é também um instrumento que faz variar a música que produz consoante a ordem e a conexão de diferentes cubos. Para ver e ouvir na Maker Faire.

  • 333

Mudam-se os cubos, muda-se a música. O projeto The Hypercubes surgiu precisamente com o intuito de contrariar a lógica de virar o disco e tocar mesmo e... de criar um dispositivo capaz de potenciar novas sonoridades.

O novo instrumento musical vai marcar presença na Maker Faire. Durante o evento organizado pelo Portal Sapo, engenhocas e melómanos poderão ver em ação este dispositivo composto por cubos transparentes equipados com circuitos que podem ser conectados entre si de diferentes formas a fim de transformar as sonoridades produzidas.

Todos os módulos são compostos por circuitos analógicos. O “cardápio” de sons e efeitos interconectáveis é vasto: osciladores, geradores de ruído, filtros, circuitos de distorção, delay, sequenciadores, entre outros.

O The Hypercubes resulta de uma residência artística em "Musibéria - Centro Internacional de Música e Danças do Mundo Ibérico" em Serpa”, que contou com a direção de César Silveira.

A próxima edição da Maker Faire terá lugar no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, entre os dias 18 e 20 de setembro.

  • 333
  • Maker Faire: Printoo, o kit flexível para os makers

    Mercados

    A Printoo desenvolveu uma plataforma baseada no Arduíno que permite aos Makers tornarem os seus projetos realidade. A Ynvisible, empresa portuguesa responsável pelo desenvolvimento da plataforma, vai estar presente na Maker Faire, um evento organizado pelo portal Sapo.