exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Robô assassino de estrelas do mar pronto a entrar em ação

O robô Costbot vai entrar numa fase de testes na Grande Barreira de Coral e já está quase pronto a entrar em ação. Este robô vai dar injeções letais a estrelas do mar que representam uma ameaça para o coral.

  • 333

O robô é autónomo e tem um sistema de visão que lhe permite identificar as estrelas do mar que deve abater. Este aparelho vai procurar as estrelas que representam ameaças para os corais e administrar-lhes uma injeção letal. Depois de o fazer, os mergulhadores vão entrar em ação e limpar a área.

O robô foi desenvolvido pela Universidade de Queensland e está a ser testado em Moreton Bay, Brisbane. Os investigadores esperam que no final deste mês, o sistema já esteja pronto para testes na Grande Barreira de Coral.

«Nos próximos cinco meses, planeamos aumentar progressivamente o nível de autonomia do robô, até chegar à deteção automática e a adminstração da injeção letal», explicou Thomas Dunbabin, coordenador da iniciativa. O Costbot funciona com um sistema treinado para reconhecer as estrelas do mar nocivas e que foi alimentado com milhares de imagens da zona de coral e de vídeos captados pelos mergulhadores.

  • 333