exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Smartphones com descargas elétricas para evitar enjoos

Investigadores do Imperial College em Londres descobriram que, com a carga elétrica certa dirigida ao cérebro, as pessoas deixam de sentir enjoos de movimentação. Agora, querem aplicar o princípio na construção do smartphone do futuro.

  • 333

A equipa liderada por Qadeer Arshad descobriu que os pacientes com um capacete de EEG (eletroencefalograma) que fosse estimulando o cérebro com eletricidade não sentiam enjoos com facilidade. Este processo é conhecido por tDCS, de transcranial direct-current stimulation.

O choque elétrico dado por estes elétrodos é suficiente para afastar sintomas como tonturas e náuseas, geralmente associadas aos enjoos por andar de carro ou em parques de diversões, por exemplo.

De acordo com o Engadget, a equipa quer agora desenvolver um equipamento capaz de produzir os estímulos elétricos necessários para “adormecer” a zona do cérebro responsável por processar os sinais de movimentos e assim minimizar os sintomas de enjoo. A equipa de Arshad acredita que é possível criar este equipamento e até integrar estas descobertas na construção de um smartphone no prazo de dez anos.

  • 333