exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Radar de elevada resolução descobre monumento enterrado perto do Stonehenge

  • 333

O Stonehenge é uma construção de respeito e que data da pré-História. Investigadores usaram um radar com elevada resolução, capaz de analisar o subsolo, para descobrir um monumento ainda maior soterrado nas redondezas.

«O nosso radar de elevada resolução capaz de penetrar no solo revelou um conjunto de até 90 pedras na vertical», explica Wolfgang Neubauer, diretor do Ludwig Boltzman Institute for Archaelogical Prospection.

Os monólitos estão todos colocados em fila e alguns chegam a medir até cinco metros. O novo monumento foi descoberto a três quilómetros do Stonehenge, noticia a Cnet. Acredita-se que esta estrutura seja constituída por pedras que foram arrastadas até serem colocadas e formarem uma espécie de cerca.

O monumento agora descoberto, as Durrington Walls, e o Stonehenge terão sido importantes durante o período neolítico e ter sido usados para enterros ou outros rituais.

Os investigadores já descobriram vários pequenos monumentos nas redondezas do Stonehenge, mas esta é a maior descoberta até agora.

  • 333