exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Português desenvolve app para telemóvel que deteta emoções

A Happy Hour é uma aplicação para Android e valeu ao investigador David Nunes o prémio de “Jovem Investigador” numa conferência internacional realizada na Alemanha.

  • 333

Paulo Matos

David Nunes faz parte de uma equipa de investigadores do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) que desenvolveu a aplicação Happy Hour. Esta app para Android, que se encontra em fase de protótipo, identifica o estado de espírito dos utilizadores e também seleciona e apresenta informação, em tempo real, sobre os espaços verdes de interesse mais próximos (como parques ou jardins). Com isto, a app visa promover as caminhadas e o exercício físico como forma de melhorar a situação emocional de quem a utiliza.

Os investigadores utilizaram um algoritmo de aprendizagem para avaliar quatro estados emocionais predefinidos: euforia, aborrecimento, calma e ansiedade. A aplicação, que atualiza o estado emocional de hora a hora e envia para correção e validação do utilizador, socorre-se igualmente de sensores do telemóvel para identificar, localizar e perceber o ambiente onde indivíduo está inserido.

O projeto valeu ao jovem de 27 anos o prémio de “Jovem Investigador” (Young Scientist Award) na Conferência Internacional IEEE-I4CS – Inovação para Serviços Comunitários, que decorreu recentemente na Alemanha.