Descoberto novo antepassado do Homem em África

Investigadores descobriram um fóssil do Homo naledi, um antepassado do Homem, com um cérebro pequeno e dedos curvos.

Os cientistas descobriram cerca de 1500 espécimenes pertencentes a 15 indivíduos Homo naledi numa gruta na África do Sul. O nome naledi significa “estrela”no dialeto local e a gruta chama-se Rising Star.

Os investigadores ainda não conseguiram determinar a idade dos fósseis encontrados, mas mostram-se perplexos pois «nunca tinha sido visto um não humano partilhar características tão primitivas e, por vezes, tão avançadas. Cérebro pequeno, dedos curvos, mas uma mão parecida com a humana, pernas longas e um pé humano também», diz o paleoantropólogo Lee Berger, citado pela Cnet.

A história da descoberta é narrada pela National Geographic e tem o seu quê de aventuras, com o coordenador do estudo e a sua equipa a passarem por uma série de locais apertados, cheios de ossos até encontrarem o local exato onde estavam os fósseis.

Os dedos curvos situam este nosso antepassado mais do lado dos primatas do que dos humanos, pois esta característica poderá ter ajudado a subir às árvores. Mas o facto de terem sido descobertas num local tão inacessível, leva a crer que tivessem alguns comportamentos tipicamente humanos.

Veja a apresentação do programa que relata a descoberta, em inglês: