exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Vêm aí baterias solares transparentes

Investigadores da Kogakuin University criaram uma bateria alimentada a energia solar e que deixa passar a luz solar. Esta invenção poderá estar presente nas janelas do futuro ou ser usada para criar aparelhos transparentes.

  • 333

Esta inovação não é completamente transparente, na medida em que tem alguns componentes químicos necessários para fazer a bateria funcionar e além disso, quando é exposta à luz solar fica algo turva, transmitindo 30% menos luz. No entanto, quando fica descarregada, este valor sobe para os 60%, noticia o BGR.

A inspiração para este projeto surgiu há quatro anos, quando cientistas da Universidade de Stanford criaram uma bateria transparente e que se dobrava. O protótipo foi revelado há dois anos e começaram aí os trabalhos para oferecer ao dispositivo a capacidade de ser carregado através da energia solar.

Todos os processos estão numa fase de desenvolvimento e aperfeiçoamento, não havendo ainda quaisquer previsões sobre a criação de produtos comerciais que usem esta tecnologia.

  • 333