exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Maker Faire: Um instrumento musical baseado em raios laser

Oito lasers de baixa potência e um pequeno computador single-board serviram para construir a Ars Lux, uma harpa laser em que o volume da nota depende da posição em que se interrompe o feixe de luz.

  • 333

A harpa laser é um instrumento musical baseado na interrupção de raios laser, cada um deles associado a uma nota musical distinta. Na Maker Faire deste ano estará em exposição a Ars Lux, que usa oito lasers de baixa potência e um pequeno computador single-board. Ao contrário das harpas laser habituais, o volume da nota depende da posição em que se interrompe o feixe de luz.

Este projeto resulta de um ano de trabalho de Rita Gabriela Rocha, uma bióloga e professora do ensino secundário no Colégio Luso-Francês do Porto, que se dedica à educação científica e pesquisa na área de comunicação, tendo até criado uma nova disciplina chamada MIP (Metodologias de Investigação de Projeto) para alunos do 12º ano.

Refira-se que a Ars Lux venceu o concurso nacional da Feira de Ciência IYL2015/Portugal "À Descoberta da Luz", que teve lugar a 25 de maio em Viana do Castelo, e esteve presente na HSCI 2015 - 12th International Conference on Hands-on Science no Funchal durante julho.

Recorde-se que a Maker Faire vai decorrer neste fim de semana, entre sexta-feira e domingo, no Pavilhão do Conhecimento.

  • 333