exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Centifloat: o dispositivo que ajuda a evitar afogamentos

O Centifloat é um dispositivo flutuante que mede 15 metros e que tem apoios para 60 pessoas se segurarem. Como pode ser inflado em três minutos, pode ajudar a evitar tragédias como no caso dos refugiados.

  • 333

A imagem de Aylan Kurdi, a criança síria que morreu afogada quando tentava chegar à Europa, inspirou Ben Board a criar um equipamento de salvamento inovador. O Centifloat é uma espécie de tubo com 15 metros e apoios para mais de 60 pessoas se segurarem. O aparelho pode ser enchido em três minutos, ou seja, de forma rápida, evitando a perda de vidas, explica o Gizmodo.

A equipa da Unique Seaflex explica ainda que duas Centifloats podem ser usadas em conjunto para criar uma espécie de zona interior segura, onde podem manter-se crianças e idosos, enquanto aguardam salvamento.

Os equipamentos que existem foram criados com recurso a donativos de trabalhadores e fornecedores da empresa. Sabe-se que cada Centifloat tem um custo de 2300 dólares, cerca de dois mil euros, e que já forma enviadas algumas para a MOAS, de Migrant Offshore Aids Station. Esta organização privada visa ajudar em operações de busca e salvamento. Já há também campanhas de angariação de fundos online para que mais Centifloats possam ser enviadas para o Mediterrâneo.