D-Wave 2x, o computador quântico da Google e da NASA

O novo computador quântico D-Wave 2x vai ser instalado no laboratório da Google e vai ser usado para otimizações e aprendizagem de máquinas. A NASA e a Universities Space Research Association também vão poder usar este computador.

O D-Wave 2x opera a 15 millikelvin, uma temperatura muito, muito fria, e consegue o dobro de qubits do modelo anterior. Os qubits são a unidade de informação quântica, análogo a um bit clássico, explica a Popular Science.

O computador agora adquirido vai ser usado para resolver problemas e otimizar soluções já encontradas. O ramo da computação quântica ainda está envolto em algumas dúvidas, com alguns físicos a dizerem que este tipo de máquinas não supera os computadores tradicionais em alguns benchmarks chave. Um dos cientistas com esta opinião é John Martinis, que foi contratado pela Google para trabalhar no Quantum AI Lab há algum tempo.

A D-Wave contesta estas alegações, mas a verdade é que não existem ainda estudos conclusivos que mostrem que este tipo de computadores possa ser efetivamente mais rápido do que os modelos tradicionais.