exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Disney Research cria robô com pele suave em impressora 3D

  • 333

Uma equipa da Disney Research usou uma impressora 3D para criar membros suaves para um robô, de forma a que possa ser usado por crianças, sem correr perigo de as ferir com arestas ou partes metálicas.

Alguns investigadores da Disney parecem ter procurado inspiração em Baymax, o herói de Big Hero 6 que é suave, sem arestas ou pontas que possam magoar os seus pacientes. Na Disney Research, uma equipa preparou dois membros artificiais que podem ser usados em robôs num futuro próximo, evitando também magoar crianças ou adultos com quem interajam. Estes membros assemelham-se a dedos, ou melhor, a cotos e têm sensibilidade para poder pegar, por exemplo, num pedaço de tofu sem o desfazer, explica o Engadget. O exterior é suave e, no interior, há uma câmara sensível à pressão, que pemite ao robô segurar e manipular objetos.

Ainda não passa de um mecanismo que tem de ser acoplado a um sistema robótico independente, mas a solução da Disney poderá ser aplicada de futuro na construção integral de robôs.

Veja o equipamento em ação no vídeo mais abaixo.