exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Terá chegado a hora de extrair energia do ar?

Um empresário britânico apresentou uma tecnologia que recolhe energia a partir do ar e explica que é a melhor solução para alimentar dispositivos ligados à Internet das Coisas.

  • 333

Lord Drayson, empresário e antigo ministro da Ciência do Reino Unido, apresentou a Freevolt na London’s Royal Institution. Esta tecnologia visa recolher energia a partir de redes wireless e de transmissão da televisão, por exemplo. Drayson explica que a sua proposta não envolve novas infraestruturas, nem mais nada de especial, tratando-se apenas de reciclar energia que não está a ser usada no momento, avança a BBC.

Durante a demonstração, Drayson mostrou quanta energia de rádio frequência estava no ar na sala e recolheu-a com a Freevolt para alimentar uma coluna de som.

Esta tecnologia já foi aplicada num produto chamado CleanSpace e que visa monitorizar a poluição em cidades.

A ideia já tinha sido tentatada no passado por outros, mas faltava conseguir recolher a energia de modo eficiente para que a solução fosse atrativa e comercialmente viável. A solução da Freevolt parece consegui-lo e, se for aplicada com sucesso em outros aparelhos, poderá ser bastante lucrativa para a empresa de Drayson.