exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Igreja antiga “surge” em reservatório de água no México

O local era escolha de muitos populares para pescarem na atualidade. Agora, está cheio de turistas que vieram ver a igreja que aparece no meio da água.

  • 333

Uma seca no rio Grijalva fez baixar o nível da água em cerca de 25 metros, o suficiente para colocar a descoberto ruínas de uma igreja da era colonial. Desde que a barragem foi completa, em 1966, esta é a segunda vez que as ruínas da igreja são visíveis, noticia o Mashable.

Um dos locais explica que as pessoas vão visitar o local, ficam a conviver, organizam procissões e são uma boa fonte de negócio, com a compra de peixe frito para comerem. A igreja mede 61 metros por 14, tem 10 metros de altura e a torre do sino ascende aos 16 metros.

A igreja foi abandonada devido às pragas de 1773-1776 e terá sido construída em meados do século XVI. É provável que nem sequer tenha tido nunca um padre dedicado, devido à escassez de pessoas a morar em volta. Na altura, as visitas à igreja cingiam-se a alguns monges que moravam num mosteiro nas redondezas.