exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Rússia quer colocar homem na Lua em 2029

A agência espacial da Rússia anunciou planos para enviar humanos para a Lua em 2029. O objetivo passa por criar e manter uma estação lunar.

  • 333

A Roscosmos anunciou que os planos já estão em marcha e que a nave a ser usada nesta missão já está a ser construída, com os primeiros voos a estarem previstos para 2021. Nove anos depois desta marca, a agência russa quer mesmo começar uma viagem com destino à Lua. Antes ainda, em 2025, a mesma nave será enviada, sem tripulação para o astro, noticia o RT News.

Há duas semanas surgiram rumores de que a agência espacial europeia pudesse estar interessada numa parceria e também envolvida nesta missão para enviar astronautas para a Lua. Esta missão, apelidada de Luna 27, faz parte de uma estratégia mais abrangente, a Luna-Globb, que tem como objetivo criar e manter uma base robótica lunar, depois de várias viagens entre a Terra e o nosso astro.

Sabe-se que a China também mantem a Lua debaixo da sua mira: já conseguiu enviar uma sonda em 2013 e espera fazer o mesmo em 2017; as missões com astronautas estão previstas para a década de 2020. Do lado da NASA, o foco parece ser o planeta vermelho, com o objetivo de serem enviados astronautas para Marte na década de 2030.