exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Portugueses criam sistema que alerta unidades médicas em caso de acidente de moto

O sistema de notificação e monitorização de acidentes para motociclos permite enviar as coordenadas geográficas do local da ocorrência e as informações sobre o condutor para os centros de apoio médico.

  • 333

Paulo Matos

José Santos é investigador da Universidade de Aveiro e o principal responsável pelo desenvolvimento deste sistema

José Santos é investigador da Universidade de Aveiro e o principal responsável pelo desenvolvimento deste sistema

Investigadores da Universidade de Aveiro (UA) criaram um sistema eletrónico de transmissão de dados para motociclos que é ativado automaticamente quando há um acidente. Ou seja, envia em tempo real para as unidades de saúde um alerta com a informação do local e dados biográficos e médicos da vítima (que estarão previamente associados a uma base de dados).

De acordo com comunicado da imprensa da UA, o sistema está preparado para ser aplicado em qualquer tipo de moto (independentemente da marca ou da idade) e “pretende possibilitar uma assistência médica mais rápida em caso de acidente e, com isso, ajudar a diminuir drasticamente as eventuais sequelas dos ferimentos no motociclista”.

Na prática, o sistema subdivide-se em dois: um instalado no motociclo, que realiza todo o processo e tratamento de dados; e o outro aplicado no capacete, que garante que o condutor está mesmo presente em caso de acidente, assegurando assim que este circula na via rodoviária com o capacete de segurança.

Esta inovação vem ao encontro da legislação da União Europeia que prevê, a partir de 2018, a instalação de dispositivos automáticos de chamadas de emergência nos veículos motorizados para minimizar o número de fatalidades que ocorrem nas estradas.

O desenvolvimento do sistema esteve a cargo de José Santos, investigador do Departamento de Engenharia Mecânica, e contou com o apoio do investigador Duarte Valente.