exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Nova tecnologia permite “sentir” na realidade virtual

  • 333

Uma equipa de investigadores do Hasso Plattner Institute criou o Impacto, um aparelho que permite ao utilizador de realidade virual sentir objetos, empurrões e puxões.

O Impacto é um sistema que pode ser usado no braço, perna ou pé e que transmite a sensação de toque ou de puxões. Durante uma das demonstrações, o utilizador com um capacete de realidade virtual estava a simular um combate de boxe e conseguia sentir os murros no braço ou, durante um jogo de futebol simulado, chutava uma bola e sentia o toque do remate no pé, noticia o BGR.

Além de um motor vibratório, o sistema estimula eletricamente o músculo para que a sensação de toque seja mais realista. O software integrado permite desconstruir o movimento, avaliar a força do impacto, e reconstruir novamente uma simulação que é transmitida ao utilizador. Além de tocar na pele, o Impacto também transmite uma sensação de força através do estímulo do músculo. «O dispositivo é wireless e pequeno o suficiente para estar num wearable e poder ser usado sem qualquer restrição, permitindo que o utilizador ande livremente no ambiente de realidade virtual», explicam os investigadores.

Numa próxima fase, o sistema será trabalhado de forma a poder ser usado em dispositivos maiores ou mais pequenos e até para ter múltiplos pontos de contacto, enriquecendo a experiência gloabl para o utilizador. Sabe-se que os próximos modelos vão poder ser usados na região abdominal e nos ombros.

Veja um vídeo de apresentação do sistema:

  • 333