exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Sabre, o jato que quer chegar ao espaço

Alan Bond desenvolveu um jato com motor de foguetão, que pode descolar a partir de uma pista para aviões e entrar em órbita.

  • 333

O Sabre, de Synergetic Air-Breathing Rocket Engine, conjuga elementos de um jato e de um motor de foguetão. Na verdade, trata-se de um avião espacial, na medida em que pode descolar de uma pista tradicional, voar para órbita e regressar, aterrando numa pista normal também, explica o The Guardian.

A ESA, agência espacial europeia, já aprovou este modelo e Alan Bond, o criador, vai receber um investimento de 50 milhões de libras por parte do governo britânico para preparar o design, produção e primeiros voos de teste deste aparelho. Há ainda um investimento privado da BAE Systems, que promete 20 milhões de libras em troca de 20% do capital da Reaction Engines, a empresa criada por Bond em 1989 para desenvolver estes projetos.

O objetivo do Sabre será conseguir atingir velocidades cinco vezes acima da velocidade do som, enquanto avião, e 25 vezes acima da velocidade do som para se tornar um foguetão e manter-se em órbita.