exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Óculos tecnológicos ajudam a tratar os olhos preguiçosos

Os Amblyz são uma pedrada no charco e a primeira solução tecnológica que pode ajudar a curar as crianças com olho preguiçoso ou ambliopia.

  • 333

O olho preguiçoso caracteriza-se por enviar sinais fracos para o cérebro e o tratamento até agora passa por gotas ou pensos que são colocados nos olhos para os fortalecer. Agora, investigadores criaram uns óculos inteligentes, que podem ser programados para tratar especificamente o olho preguiçoso. Os primeiros resultados foram apresentados durante o encontro anual de médicos oftalmologistas nos EUA.

Os Amblyz podem ser programados, de acordo com o que o médico assistente recomende: assim, se o médico considera que o tratamento passa por colocar um penso durante duas horas, os ecrãs que estão inseridos nas lentes podem ficar escuros e servir de penso apenas durante esse período, sem que a criança tenha de retirar os óculos. O sistema pode ainda ser usado para corrigir outros problemas, como o astigmatismo, noticia a Popular Science.

Os testes decorreram em 33 crianças, com idades entre os três e os oito anos, durante três meses. Um dos grupos usaou pensos durante duas horas por dia, enquanto o outro usou o Amblyz durante quatro horas por dia. No fim do teste, em média, os resultados foram igualmente melhores nos dois grupos.

Os óculos Amblyz já foram aprovados enquanto aparelho médico nos EUA e custam 450 dólares.