exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Universidades vão ajudar a colocar robot da NASA em Marte

Investigadores norte-americanos vão receber um milhão de dólares para, durante os próximos dois anos, desenvolverem algoritmos que dotem o R5 da inteligência artificial necessária para ser enviado para planetas e luas.

  • 333

Paulo Matos

O R5, que tem o nome de código Valquíria, é um robot de 1,83 metros e 131,5 quilos criado pela NASA para participar em missões de busca e salvamento. Agora, a NASA vai enviar o robot para duas universidades, para que as instituições de educação possam melhorar o R5 e conseguir dotá-lo de funcionalidades que permitam enviá-lo para explorar Marte e outros locais fora da superfície terrestre.

As universidades selecionadas para receber o Valquíria foram o MIT (especificamente o Laboratório de Ciência de Computação e Inteligência Artificial) e a Northeastern University de Boston. Cada uma destas instituições irá receber meio milhão de dólares (cerca de 469 mil euros) durante dois anos como forma de financiamento da pesquisa, revela o Engadget.

Parte do trabalho dos investigadores destas universidades é conseguir desenvolver software que dote estes robots da inteligência artificial necessária para que possa ser enviado uma espécie de exército de Valquírias para planetas e luas e, assim, preparar o terreno para a chegada de humanos.

Pode saber mais sobre detalhes sobre o R5 no vídeo abaixo.