exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

E se Marte ficar com um anel como Saturno?

A lua de Marte está a sofrer com a gravidade e a aproximar-se cada vez mais do planeta “vermelho”. Dentro de alguns milhões de anos, a lua poderá mesmo desaparecer e dar origem a um anel de detritos, à semelhança do que acontece em Saturno.

  • 333

Tushar Mittal

Os cientistas preveem que Phobos continue a ser atraída pela gravidade para Marte. Esta aproximação é acompanhada de distorção da órbita e, eventualmente, irá resultar na destruição do astro. Nesse caso, os detritos que se soltarem poderão formar um anel à volta de Marte, noticia o Nature Geoscience, à semelhança do que acontece com Saturno.

A Phobos está numa órbita bastante próxima do planeta vermelho, a 3700 milhas da superfície. A cada cem anos, a lua aproxima-se seis pés de Marte. A distância da Terra à Lua é, recorde-se, de quase 240 mil milhas.

Há ainda a possibilidade de a lua poder colidir com Marte em vez de se desfazer no meio do ar, no entanto, os investigadores apostem mais na probabilidade de se desintegrar antes, dado o seu interior não estar firmemente unido. Os cientistas querem recolher mais dados sobre esta situação em futuras missões à Phobos.