exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Bezos e Musk em competição pelos foguetões reutilizáveis

  • 333

Jeff Bezos anunciou que na segunda feira o foguetão New Shepard da Blue Origin conseguiu fazer um voo suborbital, subir até 100,5 km da superfície da Terra e voltar, aterrando com sucesso. Musk deu os parabéns, mas explicou que talvez ainda seja cedo para festejar.

O New Shepard conseguiu chegar a 100,5 km de altitude, começou a cair e tornou a ligar os motores a 1,5 km da superfície para aterrar de forma controlada. Na terça-feira, Musk, fundador da SpaceX que também está nesta corrida, deu os parabéns à Blue Origin e a Bezos por terem conseguido a VTOL, de vertical take off and landing, ou seja, descolagem e aterragem verticais. No entanto, Elon Musk alerta que é importante distinguir “espaço” e “órbita” e que o Falcon 9, foguetão da SpaceX, consegue levar cargas para órbita e atingir os 35 mil quilómetros de altitude. Musk detalha ainda que o Falcon 9 tem nove motores Merlin, capazes de 934 kilonewtons cada um, enquanto o New Shepard tem o motor BE-3 com apenas 490 kilonewtons, noticia o ArsTechnica.

Bezos não se deixou ficar e explicou em conferência que o Falcon 9 na primeira fase estava a tentar um voo suborbital também, que este foguetão fazia a desaceleração no espaço e que o New Shepard conseguiu completar o segmento da aterragem, enquanto o Falcon 9 não.

Os dois empresários estão determinados a conseguir ter foguetões recicláveis, o que será um marco importante e poderá abrir portas a outro tipo de viagens espaciais, muito mais baratas.