exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Startup inglesa cria os ecrãs do futuro?

A Bodle Technologies descobriu uma forma de criar ecrãs finos, leves e com baixo consumo energético que apresentam cores vibrantes e imagens em alta resolução.

  • 333

Atualmente, o segmento de ecrãs divide-se entre as propostas de E-Ink, com baixos consumos e boa visibilidade mesmo em exteriores e as soluções de LCD e AMOLED que garantem cores vivas e imagens de alta resolução. Agora, a Bodle Technologies anuncia um produto que combina as cores ricas, boas taxas de atualização e um baixo consumo energético com alta visibilidade mesmo sob luz solar direta, noticia o Begbroke Science Park.

A startup tecnológica fundada em Oxford pelo professor Harish Bhaskaran e pelo investigador Peiman Hosseini conta com investimentos da Oxford Sciences Innovation e vários fundos ligados à Universidade local. A invenção permite criar um novo material inteligente, extremamente fino, flexível e com camadas transparentes. O ecrã criado com este material precisa de pouca energia e a iamgem é criada através de impulsos elétricos, num processo semelhante à tecnologia usada para criar CDs e DVDs reutilizáveis.

Esta inovação, se aplicada aos produtos que conhecemos atualmente, vai permitir que tenhamos de carregar o telemóvel ou o relógio inteligente menos vezes, acelerando a sua adoção e implementação no mercado.

Os responsáveis da Bodle não adiantam muitos pormenores técnicos sobre a sua criação, mas sabe-se que estão em negociações com grandes fabricantes da eletrónica de consumo para estabelecer parcerias.

  • 333