exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Tatuagem tecnológica ajuda a monitorizar a saúde

Mistura de tatuagem e wearable, as Tech Tats permitem monitorizar, por exemplo, a temperatura corporal, a pressão arterial e o ritmo cardíaco. No futuro poderão até servir para fazer pagamentos eletrónicos.

  • 333

Paulo Matos

A Chaotic Moon, a mesma empresa que está a trabalhar numa fita para a cabeça que ajuda os cegos a evitarem obstáculos, desenvolveu as Tech Tats. Estas tatuagens tecnológicas colam-se na pele e possuem componentes eletrónicos, onde se incluem um microcontrolador e luzes LED.

A ideia dos criadores é que as Tech Tats funcionem como um wearable, já que permitem monitorizar parâmetros como temperatura corporal, a pressão arterial e o ritmo cardíaco, transmitindo esses dados através de uma tinta própria.

Mas, segundo o Engadget, as possibilidades de utilização são mais variadas, com a Chaotic Moon a referir que as tatuagens também podem vir a permitir fazer pagamentos eletrónicos e a ajudar os pais a localizar os filhos num ambiente recheado de pessoas, além de poderem ser usadas para fins militares.

Para já, as Tech Tats são um protótipo, mas pode saber um pouco mais sobre esta tecnologia no vídeo abaixo.

Chaotic Moon Studios - Tech Tats from Chaotic Moon Studios on Vimeo.

  • 333