exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Airbus patenteia contentor de passageiros amovível

E se o embarque e o desembarque de pessoas começar a ser feito com a substituição de contentores de um avião? A ideia já começou a ganhar forma na Airbus.

  • 333

Até à data, os contentores têm sido usados para transportar mercadorias e animais. Mas, se a patente que a Airbus acaba de garantir for aproveitada no futuro, os contentores poderão passar a ser usados igualmente para transportar pessoas dentro de um avião. Não vale a pena indignar-se com a ideia: o conceito de contentor de passageiros não deverá ter nada de aviltante ou perigoso para os passageiros. É antes uma solução que, aparentemente, a Airbus pretende explorar com o propósito de acelerar o processo de entrada e acomodação das pessoas dentro de uma aeronave.

De acordo com o The Verge, a patente registada pela Airbus tem em vista o desenvolvimento de um compartimento amovível que pode ser inserido e retirado do interior de um avião com os passageiros que se encontram no interior.

Com este sistema, a Airbus acredita que com estes compartimentos pode tornar mais rápido o processo de embarque, que deixa assim de estar sujeito às tradicionais esperas resultantes da saída dos passageiros da viagem anterior.

Em vez da entrada e da saída das pessoas do avião, o novo sistema prevê a substituição de um módulo com as pessoas que acabam a viagem por outro módulo com as pessoas já devidamente preparadas para iniciar uma nova viagem. A mesma solução poderá vir a ser usada para bagagens e carga em geral.

  • 333