exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Robô de telepresença controlado pela mente

Investigadores suíços criaram um robô de telepresença que pode ser controlado pela mente e dar, por exemplo, a pessoas incapacitadas a possibilidade de “passearem” por casa ou noutros locais.

  • 333

Nos laboratórios do Defitech Foundation Chair, na Brain-Machine Interface, 19 pessoas incluindo nove paraplégicas, já experimentaram um robô de telepresença, o que lhes permitiu “vaguear” pela sala onde estava a ser feita a experiência. A ideia dos investigadores liderados por José del R. Milán é permitir o controlo remoto de um robô através do pensamento, explica o Engadget.

O software usado ajuda a ter a noção de para onde é que o robô está a ir e o utilizador só precisa de ter um capacete EEG na cabeça e imaginar que se está a mover braços ou pernas para fazer o robô movimentar-se. O sistema, para já, não passa de um portátil colocado em cima de um pedestal controlado com o pensamento.

Os utilizadores que participaram nos testes precisaram de apenas dez dias para conseguir manobrar corretamente um destes robôs de telepresença. A solução comercial ainda deve demorar alguns anos a chegar ao mercado.

Veja o vídeo.