exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Conselho da NASA desencoraja missões a Marte

A própria NASA tem um conselho de especialistas que está a debater a possibilidade de se abandonar, pelo menos para já, a possibilidade de se realizarem viagens tripuladas a Marte.

  • 333

O NASA Advisory Council, NAC, reune-se frequentemente para debater a atividade da agência espacial norte-americana e, geralmente, não traz novidades muito interessantes. Nesta edição que está a decorrer atualmente, no entanto, Bill Ballhaus apareceu com uma declaração bombástica: talvez seja melhor repensar a estratégia de enviar uma missão tripulada a Marte, pelo menos para já. Ballhaus diz que a sua equipa analisou uma proposta da NASA e que não encontrou o que estaria à espera. «Queríamos um plano que argumentasse com a urgência da missão, mas não o recebemos». Segundo a Cnet, o termo “urgência” tem uma importância vital neste cenário. Sem se provar essa urgência, Ballhaus duvida de que a NASA consiga obter os fundos necessários para desenvolver a tecnologia que torne a missão possível.

O NAC aconselha que a NASA se refoque em enviar missões de captura e visita a asteroides próximos da Terra. O Conselho refere ainda que este tipo de missões poderá ser útil para cativar o interesse do público em geral.

Apesar de todas estas recomendações, o administrador da NASA, Charles Bolden tem o poder de ignorar o NAC e prosseguir com os planos para as missões tripuladas ao planeta “vermelho”.