exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Califórnia só permite carros autónomos, se andarem com condutor

O Estado da Califórnia está a trabalhar em novos regulamentos da estrada que contemplem o uso de carros autónomos. Até à data, 11 marcas de automóveis já solicitaram autorizações para testar estes automóveis nas estrada californianas.

  • 333

Hugo Séneca

Por vezes, um título de notícia pode parecer condtraditório – e o desta notícia também padece do mesmo mal. Mas há uma boa razão para isso: o Estado da Califórnia quer avançar com legislação com os carros autónomos, mas já definiu uma condição: a presença de uma pessoa com carta de condução dentro do automóvel autónomo, quando se encontra em circulação.

De acordo com a Reuters, esta primeira proposta de lei que tem vindo a ser trabalhada pelo Departamento de Veículos Motorizados do Estado da Califórnia pretende garantir que, em caso de falha do condutor robotizado, é possível que um humano intervenha e emende, ou limite os erros causados no modo autónomo. A proposta de lei vai agora entrar em período de consulta pública.

Com a nova legislação, o Estado da Califórnia pretende passar da fase de testes para atualização dos regulamentos da estrada que deverão passar a contemplar veículos autónomos.

A proposta de lei determina ainda que os fabricantes de automóveis testem os seus modelos e se sujeitem a certificações de entidades externas, antes de avançarem para a comercialização. Também está prevista a obrigatoriedade de comunicar às autoridades locais os dados recolhidos durante os testes realizados com os automóveis.

A Califórnia é um dos estados dos EUA – e do mundo… - mais avançados na área dos carros autónomos. Atualmente, há 11 marcas licenciadas para testar carros autónomos nas estradas estaduais. A nova legislação poderão não demorar muito mais a ser aprovada – mas a acreditar nas previsões de marcas como a Google é possível que, só por volta de 2020, estes veículos comecem a ser comercializados nos EUA.

  • 333