exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Ciência

Luva robótica vai ajudar cegos a “ver” com as mãos

Cientistas norte-americanos estão a trabalhar num wearable que permitirá enviar dados aos utilizadores invisuais sobre a localização, tamanho e formato de objetos.

  • 333

Paulo Matos

Mike Wolterbeek

Investigadores das universidades de Nevada e de Arkansas estão a desenvolver um wearable que pretende ajudar os cegos a “ver” os objetos que estão prestes a tocar. Yantao Shen, principal responsável pela investigação, revela ao Engadget que o dispositivo será mais simples e discreto que uma luva.

Este wearable irá conjugar câmaras de elevada resolução, microfones e sensores mecânicos e elétricos. Isto permitirá enviar ao utilizador a localização de um objeto, juntamente com o tamanho e formato, através de feedback háptico e de áudio.

A tecnologia continua em fase de desenvolvimento, pelo que não foi adiantada ainda nenhuma data sobre quando poderá ser disponibilizada ao público.

  • 333
  • O ataque WannaCry, que sequestrou dados de milhares de computadores em todo o mundo, veio dar razão aos alertas dos especialistas em segurança que têm vindo a alertar constantemente para o crescimento e perigos deste tipo de ataque. Felizmente, como acontece com a esmagadora maioria do malware, há formas de evitar esta e outras "infeções"